ENTENDA TUDO SOBRE O CONTATOR PARA BANCO DE CAPACITOR
A WGR UTILIZA E REVENDE CONTATOR PARA BANCO DE CAPACITOR SIEMENS, PRÓPRIO PARA A CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA, MODELOS 3RT16.
O contator para banco de capacitor Siemens possui contatos em liga de tungstênio e categoria de emprego AC-6B.
Os contatores para banco de capacitores Siemens modelo 3RT16 são execuções especiais dos contatores da linha SIRIUS tamanhos S00 a S3.
Através dos contatos (NA) adiantados em série com resistores, os capacitores são pré-carregados e só em seguida os contatos principais fecham e mantêm em operação normal os capacitores. Este processo evita perturbações na rede e a soldagem dos contatos do contator para banco de capacitor.
O contator para banco de capacitor Siemens só pode ser ligado a capacitores descarregados.
Recomendamos a utilização de reatores de descarga para evitar queima dos contatos auxiliares. O bloco de contatos frontal do contator contém os três contatos (NA) prolongados além de um contato (NA) normal de uso livre. O tamanho S00 ainda dispõe de mais um contato (NA) de uso livre no próprio contator.
Adicionalmente podem ser montados 2 blocos de contatos auxiliares lateral de 2 contatos (execuções 2 NA, 2 NF ou 1 NA + 1 NF), um de cada lado; tipo 3RH19 21-1EA . Sobre a capacidade de manobrar capacitores com contator para banco de capacitor 3RT10 na execução básica consultar os dados técnicos na Siemens.
O contator para banco de capacitor Siemens é tropicalizado e protegido contra toque acidental conforme DIN VDE 0106 parte 100.
Os pequenos fios do contator para banco de capacitor Siemens que interligam os contatos são de níquel-cadmio atuando como resistências avançadas que irão diminuir a corrente de “inrush” no ligamento e desligamento do capacitor. Caso estes fios queimem NÃO deverão ser substituídos por fios convencionais. Em caso de queima do fio de níquel-cádmio todo o contator deverá ser substituído.
Não se deve utilizar contatores convencionais ou contatores sem as resistências formadas pelos fios de níquel-cádmio para o acionamento de capacitores. Em caso de ligamento do capacitor com contator convencional ou com o fio de níquel-cádmio queimado, o número máximo de manobras anuais cairá drasticamente de 5.000 manobras anuais para 2.000 manobras. Se forem mantidas as 5.000 manobras anuais a expectativa de vida do capacitor irá cair 60% (referência do documento Expectativa de Vida dos Capacitores EPCOS).
PARA SABER MAIS SOBRE CONTATOR PARA BANCO DE CAPACITOR
Ligue para 11 2155-5500