BANCO DE CAPACITOR AUTOMÁTICO SÃO FABRICADOS PELA WGR HÁ MAIS DE 20 ANOS
- O banco de capacitor automático da WGR é também chamado de AUTCAP.
- O banco de capacitor automático da WGR contém todos os componentes necessários para a correção do fator de potência, com excelente desempenho.
- O banco de capacitor automático da WGR contém controlador inteligente que permite, sem que o sistema fique capacitivo, ligar e desligar os estágios automaticamente.
O banco de capacitor automático da WGR é produzido com capacitores envolvidos por uma cápsula de alumínio, borne para entrada do sinal do TC curto-circuitável, botão de emergência, contator para manobra dos capacitores, contém seccionadora ou disjuntor para proteção geral, contraexplosão, LED para sinalização de energizado, proteção através de disjuntor ou fusíveis NH para os estágios, reator de descarga rápida ou resistência de descarga, relé falta de fase, diagrama elétrico e ventilação forçada conforme o caso.
O banco de capacitor automático da WGR contém contatos em liga de tungstênio, contatores próprios para manobra de capacitores e categoria de emprego – AC-6B. Por meio de contatos (NA) adiantados em série com resistores, os capacitores são pré-carregados e somente em seguida, os contatos principais fecham e mantêm-se em operação normal. Este processo evita a soldagem dos contatos e perturbações na rede elétrica.
O banco de capacitor automático da WGR contém relé de retardo na energização, que diminui o risco de dano em um eventual distúrbio de tensão na rede.
EM NOSSO BANCO DE CAPACITOR AUTOMÁTICO UTILIZAMOS CONTATORES SIEMENS DA LINHA 3RT16.
No banco de capacitor automático, em redes em 220VAC e 380VAC são utilizados, para proteção individual dos capacitores, disjuntores tipo 5SX2 – curva “C” marca SIEMENS. Disjuntores 5SX2 contém corrente de curto circuito de 25KA/220VAC – 12KA/380VAC (NBR IEC 60947-2). Possuem alavanca embutida que garante proteção contra manobras acidentais, proteção para toques acidentais que atuam em caso de curto circuito e sobrecargas, mesmo com a alavanca travada. São especialmente indicados para cargas com picos de corrente, no momento da ligação.
São utilizados, em redes de 440VAC e 480VAC, no banco de capacitor automático, para proteção individual dos capacitores, disjuntores tipo 3VF ou 3VT, em caixa moldada.
Características Gerais dos Bancos:
- Atende à norma NR10;
- Borne para entrada do sinal do TC curto-circuitável;
- Botão de Emergência do tipo Soco;
- Diagrama Elétrico;
- Lista de Materiais;
- Lista de peças sobressalentes;
- Manual completo e detalhado com instruções de instalação, manutenção preventiva e parametrização;
- Painel com todas as suas partes ligadas ao barramento de terra;
- Relé falta de fase;
- Sinalização de Energizado;
- Sistema de Ventilação com termostato eletrônico e ajuste de temperatura;
- Todas as partes protegidas contra toques acidentais.
ATENÇÃO
De acordo com a norma IEC 831, 5.000 vezes é o número máximo de chaveamentos por ano do capacitor. Assim sendo, recomenda-se, a fim de evitar um número excessivo de chaveamentos, que o menor estágio do banco automático tenha pelo menos 10% da potência total do banco. O tempo de ligamento e desligamento do banco de capacitor automático deve ser programado para atender este limite.
PARA SABER MAIS SOBRE BANCO DE CAPACITOR AUTOMÁTICO
Ligue para 11 2155-5500